Foto: A escritora Paula França e o músico Ricardo Zohyo visitando a exposição Evgen Bavcar - Contornos Sagrados, no Itaú Cultural/2003.
No ano de 2003, conheci Evgen Bavcar e desenvolvemos três exposições, duas no SESC e outra no Itaú Cultural; um trabalho diferenciado e com muita mídia.
Porém, o contato e convívio com Bavcar foram que me revelou o grau de confiança, que as pessoas têm que ter uma com as outras. Bavcar confiou no meu trabalho, tanto quanto ao conduzi-lo pelas ruas. Confiança sem precisar ver. Acho que estas lições ficam, renovam nossos conceitos e com o tempo acreditamos, pois os resultados vêem.
Evgen Bavcar
Nascido no povoado de Lokavec, em 1946, e naturalizado francês em 1981, o fotógrafo foi privado da visão na infância. Doutorado em filosofia estética pela Sorbonne, Bavcar já foi objeto de pelo menos oito produções para cinema e TV. Partindo das palavras que lhe são ditas por quem descreve a paisagem ou o objeto a ser fotografado, o artista busca no seu imaginário recordações infantis, cores e texturas correlatas.